quarta-feira, 14 de abril de 2010

Que a terra lhe seja leve


Luís Abílio de Souza Neto era engenheiro civil, formado pela Universidade Federal de Alagoas [UFAL], onde foi professor do curso de engenharia civil. Secretário de estado, entre outras funções públicas que exerceu, vice-governador, assumindo o cargo de governador de Alagoas de março a dezembro de 2006.

Luís Abílio era figura discreta, afável, que se caracterizou pelo espírito conciliador. Esse traço de sua personalidade, o conciliador, foi, no meu entendimento, o ponto de equilíbrio entre as forças internas e externas durante os dois períodos [1999-2006] em que Alagoas foi governada pelo também engenheiro civil Ronaldo Lessa.

O poder de conciliar os divergentes e articular-se entre aliados, e até mesmo entre opositores e adversários, era uma das suas características.

Nem sempre isso foi entendido positivamente. A atividade política para alguns é sinônimo de conflito permanente. Mas os que com ele trabalharam e conviveram, sabiam valorizar essa característica do homem público, do cidadão e do amigo.

A fala mansa e conciliadora deixava de existir quando o assunto era futebol e, essencialmente, o Flamengo, time do coração. O boêmio e o flamenguista viviam em perfeita harmonia.

Não perdia a oportunidade para tirar um sarro dos adversários; aliás, esse é um traço dos flamenguistas. Nós vascaínos, tricolores, botafoguenses, nos acostumamos. Sem problema. Nada assemelhado com grosseria. Nesse caso especifico: soberba. Um dos pecados dessa “nação” denominada flamenguista. Perdoávamos numa boa.

Convivi com as duas facetas dessa figura que aprendi a admirar e a quem nunca fui intimamente vinculado. Fui um dos seus auxiliares e de quem me tornei amigo.

Que a terra lhe seja leve.

2 comentários:

  1. Que a terra lhe seja leve...
    é o que desejam todos aqueles que conviveram ao lado do ex governador Luís Abílio e ex presidente do Partido Socialista Brasileiro.
    Parabéns pelas palavras prof. Magela, está muito bom seu blog

    ResponderExcluir
  2. querido majella, sabias palavras.
    eu conheci a amizade mansa e firme do abilio.
    justa homenagem bjos. glacia

    ResponderExcluir