sábado, 5 de março de 2011

Heitor Villa Lobos, parabéns.

Heitor Villa Lobos na sinuca

Villa no piano


Regendo


5/3/1887 Rio de Janeiro, RJ
17/11/1959 Rio de Janeiro, RJ

Compositor. Maestro. Violoncelista.

Filho de Raul Villa-Lobos, músico amador e autor de livros didáticos, e Noêmia Umbelina Santos Monteiro. Nasceu numa casa na rua Ipiranga, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro e teve sete irmãos. Seu avô materno foi boêmio e gostava de freqüentar festas na companhia de músicos populares. Segundo C. Paula Barros, o avô (Santos Monteiro) chegou a compor uma quadrilha, intitulada "Quadrilha das Moças". Na infância, Villa-Lobos era tratado pelo apelido de Tuhu.

No ano da morte de seu pai, em 1899, escreve, aos 12 anos, a cançoneta "Os sedutores". Aos 16 anos, morando então com uma tia, começa a travar contato com os chorões, como se chamavam os músicos que tocavam choro (ou chorinho). Tornou-se companheiro de Eduardo das Neves, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Catulo da Paixão Cearense. O interesse pelo choro faria com que desenvolvesse uma significativa parte de sua obra valorizando o violão.

Em 1905, faz sua primeira viagem ao Nordeste e recolhe canções folclóricas. Torna-se aluno, no Rio de Janeiro, de Francisco Braga, Frederico Nascimento e Agnello França. Em 1910 é contratado como violoncelista de uma companhia de operetas e começa a compor mais intensamente. Três anos depois casa-se com a pianista Lucilia Guimarães. Em 1915, acontece a primeira audição pública de suas obras, em Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro.

Em 1922, participa, no Teatro Municipal de São Paulo, da Semana de Arte Moderna, ao lado dos modernistas Mário e Oswald de Andrade. Em 1936, separa-se de Lucília para casar-se com Arminda Neves de Almeida, a Mindinha, com quem viveria até a morte, após uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior. Dois anos antes de seu falecimento em decorrência de um tumor maligno, seus 70 anos de idade foram saudados num editorial no The New York Times. É geralmente considerado o maior compositor do Brasil, do ponto de vista internacional.

Fonte:

http://www.dicionariompb.com.br/villa-lobos/biografia.

Bibliografia Crítica

• Villa-Lobos, sua obra, MEC/DAC/Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro, 1971.
• "Villa-Lobos, uma introdução", Luiz Paulo Horta, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1987.
• Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro. Vasco Mariz. Ed. Itatiaia, Belo Horizonte, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário