domingo, 16 de outubro de 2011

Mozart Damasceno, o bom burguês


Resgatando a Memória

História política de Alagoas está presente no livro Mozart Damasceno, o bom Burguês .

“Este livro narra a história de Mozart Damasceno (1925-87), próspero comerciante alagoano, natural de Murici, que durante a maior parte de sua vida adulta foi militante convicto do Partido Comunista Brasileiro (PCB)”, relata a historiadora Janaína Amado.

Escrito pelo historiador alagoano Geraldo de Majella e publicado pelas Edições Bagaço, o livro será lançando no dia 19 de outubro, às 19h, na pizzaria Armazém Guimarães, em Maceió.
A história se conta, se aprende e se ensina de várias maneiras. Este livro nasceu de uma entrevista realizada pelo Majella (e outros jovens militantes do PCB na década de 1980) com o Mozart, e através de uma prosa divertida deixa o leitor informado dos aspectos importantes da história do PCB em Alagoas. “O leitor conhece de perto alguns de seus militantes, tanto dirigentes como membros anônimos do partido, alguns deles figuras que parecem saídas de algum romance”, disse a historiadora Janaína Amado.
“O Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi a organização política que mais tempo atuou em Alagoas: de 1924, quando foi fundado, até ser extinto em 1991. Ao todo foram 67 anos de existência. Quem tiver acesso ao livro vai conhecer esta história, mas também conhecerá um pouco da vida e do homem Mozart Damasceno”, explicou o autor Geraldo Majella.
O historiador Geraldo de Majella tem se dedicado às pesquisas sobre a história do PCB em Alagoas há mais de 25 anos. O acervo do historiador passou a ser um grande referencial para os que pesquisam a história política recente do nosso estado e da esquerda.
O livro é prefaciado pela historiadora baiana Janaína Amado, e a orelha é assinada pelo historiador alagoano Osvaldo Maciel, professor da Ufal e da Uneal.

Sobre o autor

O historiador Geraldo de Majella, alagoano de Anadia, é formado pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

Foi durante vinte anos militante, dirigente estadual e nacional do antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB), e por um curto período pertenceu à direção nacional do Partido Popular Socialista (PPS). Desde 1998 está filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Nas últimas décadas tem exercido funções públicas relevantes em São Paulo e em Alagoas. Atualmente é presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

SERVIÇO:

O QUÊ: LANÇAMENTO DO LIVRO Mozart Damasceno, o bom burguês
QUANDO: 19/10, às 19h
ONDE: PIZZARIA ARMAZÉM GUIMARÂES, Av. Amélia Rosa, 188, Jatiúca
Quanto Custa: 20,00

2 comentários:

  1. A crônica "Um cidadão alagoano e soviético" de Jasson Ferreira Lima publicada na Tribuna de Alagoas sobre o Mozart em 2004, foi o motivo de ter desencadeado este seu belo livro?

    ResponderExcluir
  2. A crônica "Um cidadão Alagoano e soviétivo" de Jasson Ferreira Lima publicada na Tribuna de Alagoas em 2004, foi o motivo que desencadeou este seu belo livro?

    ResponderExcluir