sábado, 15 de junho de 2013

. Resistência à ditadura em Alagoas V






Manifestação Estudantil em Maceió

A resistência à ditadura militar em Alagoas ocorreu de várias formas. O movimento estudantil foi aos poucos se reestruturando, ganhando as eleições nos diretórios acadêmicos, até reconquistar o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Manifestações foram organizadas no campus A. C. Simões, bem como campanhas de solidariedade aos povos da América Central que lutavam contra a presença norte americana, denúncias de tortura aos presos políticos brasileiros, passeatas e o total engajamento das lideranças estudantis mais comprometidas com a redemocratização do país na memorável campanha pela anistia para os presos e perseguidos políticos brasileiros.

Os parlamentares, alguns poucos, se destacaram na luta contra a ditadura; entre eles, o deputado federal José Costa, o deputado estadual Mendonça Neto, o jovem deputado estadual Renan Calheiros, e o mais destacado de todos, o senador Teotônio Vilela. Mas outras importantes personalidades a exemplo dos advogados José Moura Rocha, Mendes de Barros, José Verres Domingues, Mércia Albuquerque, que a partir de Recife defendia os presos políticos de Alagoas, empunharam a bandeira da luta contra a ditadura.

Em meio à repressão e ao terror, numa nova geração de dirigentes sindicais surgiram no cenário alagoano o jornalista João Vicente Freitas Neto, o radialista Adelmo dos Santos, o urbanitário Pedro Luiz da Silva, o ex-petroleiro Alan Rodrigues Brandão, o operário da construção civil José Gomes da Silva, o jornalista Denis Agra e tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário