domingo, 23 de junho de 2013

Resistência à ditadura em Alagoas VI


João do Vale (ajoelhado) e Miucha cantando para uma multidão na Praia de Pajuçara, em Maceió.

A campanha eleitoral realizada em 1982 para governador e senador foi uma das maiores, senão a maior mobilização de massas desde o golpe militar de 1º de abril de 1964. O partido de oposição à ditadura militar, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se converteu no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), lançou o então deputado federal José Costa como candidato a governador e o advogado José Moura Rocha como candidato a senador, em substituição a Teotônio Vilela.

O velho senador Teotônio ficou impossibilitado de concorrer à reeleição por motivo de saúde; meses antes do início da campanha, descobriu que estava com um câncer. Os estudantes, os jornalistas, os trabalhadores, as lideranças sindicais que resistiam à ditadura e muitos outros que haviam sido perseguidos, presos e exilados foram às ruas, viajaram pelas cidades do interior de Alagoas voluntariamente, trabalhando para eleger bancadas de deputados comprometidos com a redemocratização do Brasil e com a liberdade.

Artistas como Djavan, João do Vale, Miúcha e Carlos Moura participaram de alguns dos principais comícios realizados em Maceió. A oposição perdeu para a fraude eleitoral.

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário